Coisas que eu gosto: torta de limão da Pão de Ló

Marina Mota
2 min readAug 7, 2020

--

Não que seja meu doce preferido, mas faz aproximadamente um ano que venho consumindo mais tortas de limão da Pão de Ló do que qualquer outro doce (até mesmo chocolate).

Um pedaço de torta de limão.

Pão de Ló é uma padaria aqui da cidade que moro, no interior de São Paulo. Ela fica “lá em cima”, ou seja, ela é um pouco distante do centro e sinceramente, se tivesse um dinheiro para investir em algo, eu faria uma franquia (ou algo assim) dessa padaria pela cidade, assim, todos teriam fácil acesso e poderiam experimentar a torta de limão.

Fachada da Pão de Ló — Padaria e Confeitaria.
Fachada Pão de Ló (Maps) — 2020

Gosto do sabor, da textura, das cores e principalmente do jeitinho que posso comer: passo lentamente a colher na parte de cima, depois continuo pegando de maneira uniforme cada pedaço até que toda essa parte acaba e sobra apenas a parte crocante. Essa parte crocante indica o final, e por isso, gosto de comer devagar e sentir cada “croc” na minha boca (não, não fico fazendo um ASMR enquanto como), para quem não sabe o que é ASMR, veja um exemplo:

Às vezes acaba a torta e fico triste e, por alguma razão insisto no limão e acabo pedindo um mousse de limão — que é bem gostoso também — e quando não tem nenhum dos dois, faço minha escolha comum de sobremesa para comer depois de um pão de queijo com café: chocolate.

Pedido de quando acaba torta de limão (Autoral) — 2020

Aliás, essa é a ordem do pedido: um salgado (pão de queijo ou torta de palmito), um café puro e/ou um suco de laranja natural (sem açúcar e com gelo) e uma sobremesa, dando prioridade ao que aparece no título desse texto: torta de limão da Pão de Ló.

É engraçado como esse pedido se tornou tão normal, na minha vida - logo eu que reclamo tanto de rotina e de “coisas repetidas”. Faço esse pedido de café da manhã (ou da tarde, às vezes) na Pão de Ló quase a semana inteira e, de alguma forma, melhora meu dia.

--

--